Ministra da Cultura inaugura Incubadora Bahia Criativa

   A Rede Incubadoras Brasil Criativo chega ao estado da Bahia. A inauguração será na próxima quarta-feira (14.05), às 11h, no Forte do Barbalho, em Salvador. A cerimônia de abertura da Incubadora Bahia Criativa contará com as presenças da Ministra da Cultura Marta Suplicy, do Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner, do Secretário da Economia Criativa Marcos André Carvalho, do Secretário Estadual de Cultura Antônio Albino Canelas Rubim, dentre outras autoridades e representantes da cena cultural baiana. Também haverá apresentação musical do Grupo Opanijé, que une a sonoridade percussiva, cânticos de candomblé, batidas eletrônicas e rap.



As Incubadoras são centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção. São espaços de convívio e interação multissetorial entre empreendedores criativos e multi-institucional que reúne governos, bancos, universidades, sistema S e sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

A Rede Incubadoras Brasil Criativo estará presente em 13 estados: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O programa conta com investimento de R$ 40 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e inclusão social.

Ações

As Incubadoras Brasil Criativo ofertam gratuitamente aos agentes culturais de todo o estado cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos, além de acompanhamento contínuo. Os espaços também sediam balcões de crédito, formalização, formação técnica e escritórios de direito e de exportação. As atividades serão desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.

São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Senac, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e universidades.

A Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia – que são os que atualmente mais crescem e geram emprego no mundo, com base em um processo criativo e de inovação que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadoras Brasil Criativo visa potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país