OS BAMBAMBÃS DAS LETRAS

Parte V 

  • Educação

Aberturas para a História da Educação

Dermeval Saviani

Do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil


Da abertura do 4º Seminário Nacional do Histedbr à abertura da 36ª Reunião Nacional da ANPEd

Os capítulos que compõem este livro foram escritos em diferentes oportunidades cobrindo um período que se estende de 1997 a 2013. Embora versem sobre temas variados, todos os trabalhos mantêm em comum a referência à história da educação, tendo sido escritos e pronunciados na condição de conferências de abertura de eventos dessa área. Justifica-se, assim, literalmente, o título Aberturas para a história da educação atribuído ao presente livro. Mas, além dessa justificativa de ordem etimológica, o título também evoca uma semântica particular, pois indica que os educadores, se quiserem compreender a fundo o significado radical de seu ofício, devem abrir-se sem reservas para a história da educação. Nessa condição poderão intervir com propriedade e conhecimento de causa no debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil.
Dermeval Saviani é formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado "estágio sênior" na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCar, PUC-SP e Unicamp, diretor associado da Faculdade de Educação da Unicamp, professor titular da USP (campus Ribeirão Preto) e sócio-fundador da Anped, Cedes, Ande, Cedec e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha ao mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da Unicamp o prêmio Zeferino Vaz de produção científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr).


 Da nova LDB ao FUNDEB
 Dermeval Saviani
  Este livro trata da política educacional brasileira examinada pelo ângulo das medidas regulamentadoras da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre as quais, além do Plano Nacional de Educação, certamente a mais significativa e de maior alcance é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O texto tem como base Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação, que foi inteiramente refeito após a inclusão da Fundeb. Trata-se de um novo livro, pois, além das atualizações, dos acréscimos referentes às análises das iniciativas levadas a efeito pelo Governo Lula e da adição de um capítulo inteiro, o texto foi enriquecido com dez novos anexos que reproduzem os documentos fundamentais da política educacional que vem sendo implantada em nosso país, compondo um instrumento de grande utilidade. A cada tópico analisado são agregados textos legais correspondentes, providência qe permite, além do uso desse material no trabalho pedagógico com os alunos em sala de aula, que tanto os educadores quanto os leitores de modo geral tenham à mão um meio ágil de acesso aos dispositivos legais cuja consulta pode tornar-se necessária às vezes em circunstâncias inesperadas.  Ao transcrever os documentos legais, este livro contribui para o exercício da cidadania dos leitores na defesa de seus direitos educacionais, ao mesmo tempo em que viabiliza aos movimentos organizados "conhecimento de causa" indispensável à sua luta contra os efeitos negativos da política educacional. 




Os Bebês Entre Eles
Série educação infantil em movimento 
  Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos é um dos primeiríssimos livros na área da psicologia cognitiva que estuda as crianças entre 12 e 24 meses entre elas em creches. Tanto o Cresas como o CNR continuam fazendo este tipo de pesquisa pioneira na área da psicologia ao lado das pesquisas na área da educação e da pedagogia em que a ênfase da psicologia é o estudo do desenvolvimento infantil individual.

[...] Temos agora, portanto, um livro que nos convida a pesquisar de novo as crianças desde pequenininhas, pois desconstrói certezas sobre as crianças incompletas, incapazes, "não falantes", egocêntricas, pesquisadas no contexto mãe-filho(a). Este livro mostra que, apesar de não falarem, as crianças inusitadamente se comunicam entre elas de muitas maneiras. Elas comunicam-se até mesmo de forma prolongada, mostrando o desejo de interagir entre elas. 

Mira Stambak era diretora do Institut National de Recherches Pédagogiques, Paris (Cresas). Promoveu, dirigiu e continua conduzindo pesquisa sobre trocas e comunicação entre crianças na primeira infância. Fundou e animou, desde 1988 o Institut Européen pour le Développement des Potentialités de tous les Enfants (I.E.D.P.E.), que reúne pesquisadores e educadoras no campo da pequena infância de diversos países europeus. 
Michèle Barrière era pesquisadora do Cresas. 
Laura Bonica era pesquisadora, hoje é professora associada de psicologia do desenvolvimento na Universidade de Turim. 
Renée Maisonnet era psicomotricista na Cresas. Hoje está aposentada, mas teve papel fundamental ao dar início à pesquisa sobre trocas entre crianças. 
Tullia Musatti, hoje dirigente de pesquisa, em 1983 era pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa de Roma (CNR) no Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione (ex Istituto di Psicologia), ocupando-se de pesquisa sobre processos cognitivos e de socialização das crianças na primeira infância e de análises e avaliação da educação infantil em creches e pré-escolas. 
Sylvie Rayna era pesquisadora do Cresas. Hoje é professora na Université de Paris 13, muito ativa na condução e promoção de estudos sobre a psicopedagogia da primeira infância. 
Mina Verba era pesquisadora do CNRS no Cresas e também no Laboratoire de Psychologie du Devéloppement CNRS-Université de Paris V "René Descartes". Hoje está aposentada e é autora de inúmeros estudos sobre interação entre crianças pequenas.




 História da Educação BRASILEIRA


 21ª Edição - A Organização Escolar
 
 Maria Luisa Santos Ribeiro
 
 
  O livro aparece revisto e ampliado, procurando responder ainda mais satisfatoriamente às expectativas e necessidades dos professores e estudiosos da história da nossa educação.
Abordando o conjunto da história da organização escolar brasileira em seus principais aspectos, este livro constitui a primeira tentativa sistemática de abordar globalmente a história da educação brasileira, mantendo presente o vínculo entre o especificamente educacional e o desenvolvimento da base material da sociedade brasileira. E, dado o seu pioneirismo, importa reconhecer que o empreendimento foi bem-sucedido.
Por se tratar de um texto escrito em linguagem clara, sem cair em simplificações; didático sem ser superficial; acessível mas não facilitador, e de leitura leve, porém não aligeirada, esta obra é útil aos professores de História da Educação tanto dos cursos de pedagogia, como dos cursos de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau. Interessa, ademais, a todos os que se preocupam em compreender a educação brasileira do ponto de vista de sua história.

Maria Luisa Santos Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora do Programa de Mestrado em Educação na mesma universidade.
 
Obras publicadas: Introdução à história da educação brasileira (Ed. Moraes); Educação em Debate: uma proposta de pós-graduação em co-autoria (Ed. Autores Associados); A formação política do professor de 1º e 2º graus (Ed. Autores Associados); Educação escolar: que prática é essa? (Ed. Autores Associados); História da educação: a escola no Brasil (Ed. FTD), em co-autoria com Maria Elizabete Xavier e Olinda Maria Noronha; Memórias: a luta pelo ensino público gratuito numa universidade particular - a PUCSP (Ed. Autores Associados).



 Pedagogia do Amor
 Gabriel Chalita 
 14ª Edição
 "Pedagogia do Amor" resgata aquilo que há de mais valioso no convívio entre pais e filhos, alunos e professores: a importância do companheirismo, da amizade e do amor. É um livro que nos traz a esperança de um novo tempo, mais justo e fraterno, agora em formato de bolso. 
Gabriel Chalita é professor e doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, mestre em Direito e em Ciências Sociais pela mesma universidade e bacharel em Direito e Filosofia. Professor dos programas de pós-graduação da PUC de São Paulo.



Bullying 
Pedagogia da Amizade 
O Sofrimento das vítimas e dos segredos


 Tornou-se comum assistirmos a cenas de desrespeito e humilhação de pessoas contra pessoas. Não há outra forma de eliminarmos esses males de nossa vida senão desenvolvendo, via processo educacional, o valioso sentimento da amizade. Não é possível viver sem amigos. A amizade faz parte da essência humana. Alivia qualquer dor, faz-nos sentir protegidos, queridos e amados. Neste livro, Gabriel Chalita chama a atenção de pais, professores e educadores para as conseqüências do bullying, um problema crescente no mundo inteiro, oriundo da falta de amizade entre as pessoas, em especial entre as crianças em fase escolar. Aqui você encontrará histórias reais de sofrimento e de felicidade, exemplos de fracasso, mas também de sucesso. São histórias de dor e de superação usadas para ajudar a compreender a beleza da amizade como antídoto para o veneno social do bullying. Este livro é um chamado à reflexão sobre o papel de pais, mães, educadores e, sobretudo, dos amigos. Com esta leitura, pretendemos fomentar a crença nas pessoas e construir um mundo sem preconceitos, mais amigável e feliz. 




 Pedagogia da Tolerância
 Paulo Freire 

  'Pedagogia da tolerância' é o resultado da reunião de uma coletânea de reflexões e diálogos do Professor Paulo Freire, organizados em oito conjuntos de depoimentos, testemunhos, seminários e cartas, que revelam e atualizam, com outras palavras e imagens, a discussão central presente em toda sua obra, especialmente na tríade Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia - a necessária coerência entre o discurso e a prática, o diálogo como método e suas implicações na transformação social, que o reconhecimento do ato pedagógico como ato político nos obriga. 


Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra. 




Pedagogia da Esperança - Um reencontro com a pedagogia do oprimido

Paulo Freire

  
   A obra sintetiza as grandes temáticas gestadas no fragor das lutas sociais que convulsionaram a América Latina e os povos do Terceiro Mundo, suscitaram as reflexões, formuladas na cadência dessas lutas, com necessidade de sobreviver, gerando, para ontem quanto para hoje, tanto a possibilidade de suplantar o embotamento da opressão e fazer brotar as energias da esperança, quanto a produção de uma Pedagogia da esperança partejada da Pedagogia do oprimido.

O livro escava a história e os fatos para mostrar as condições que deram forma ao pensamento, desvenda as tramas que envolvem vida, ideias e processos sociais, mostra a tragédia das discriminações, a extensão das opressões e o drama dos que lutaram. A obra é também um testemunho de vigor de parte de uma geração na qual a opressão não prosperou, permitindo a ela extrair das vicissitudes das perseguições a coragem permanente de trabalhar a transformação social. As memórias da Pedagogia do Oprimido transformaram-se na denúncia de quantas máscaras a opressão usa e recupera ao longo deste vintênio, o esforço silente e generoso de muitos que, no mundo todo, não permitem que a esperança se acabe.

Antonio Chizzotti




Pedagogia do Oprimido 


Paulo Freire 


  
Fazer o aluno conhecer a liberdade, tornando-se apto a se construir crítica e responsavelmente: foi este o nobre objetivo ao qual Paulo Freire se dedicou durante toda a vida. Mas como alçar um voo tão alto num mundo onde, cada vez mais, "a pedagogia dominante é a pedagogia da classe dominante"? Pedagogia do oprimido, obra que figura entre as principais de sua vasta bibliografia, é uma das respostas mais relevantes a essa pergunta. Aqui, consciente da situação em que se encontram os oprimidos do Brasil e da América Latina, Paulo nos oferece uma análise penetrante do funcionamento de nossas classes sociais e indica os caminhos para uma pedagogia eficiente, capaz de suscitar, nos educandos, o diálogo e o saber de si. Não é preciso muito para que a amplitude do pensamento desta obra se revele: do conteúdo programático às estruturas opressoras da sociedade, as reflexões freirianas se debruçam sobre todos os fatores que influenciam a educação, fazendo com que sua teoria pedagógica se torne, também, uma lição de cidadania e solidariedade. Pedagogia do oprimido resume todos os elementos que fizeram de Paulo Freire o principal educador brasileiro do século XX. É um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam compreender nossa situação ainda atual de acomodação.



Pedagogia da Autonomia


Paulo Freire


Na Pedagogia da autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.




* TEMOS COMO DESTAQUE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:



Alfabetização: Método fônico (Livro para o professor)

Alessandra G. Seabra

Fernando C. Capovilha 


 5ª Edição revisada e ampliada 

Este livro explica os dados científicos nacionais e internacionais que comprovam a clara superioridade do método fônico e apresenta, passo a passo, como implementá-lo na sala de aula para a alfabetização eficaz, de modo a reverter as alarmantes taxas de fracasso escolar de nossas crianças e da consequente evasão escolar crítica de nossos adolescentes que, mal alfabetizados, perdem o interesse e o prazer pelo fascinante mundo do aprender.




Alfabetização Fônica  (Livro do Aluno)

Alessandra G. Seabra

Fernando Capovilha

Construindo competência de leitura e escrita 


Este Livro do aluno, Alfabetização fônica: Construindo competência de leitura e escrita, mostra de maneira prática e objetiva, como implementar o método no dia a dia na sala de aula. Implementando de modo lúdico, sistemático e produtivo, o método constrói, passo a passo, uma aprendizagem sólida e progressiva, uma experiência gratificante de real competência, uma autoestima elevada e um grande prazer pela leitura e pelo mundo novo que ela descortina.




Alfabetização Fônica Computadorizada

Fundamentação teórica e guia para o usuário

Alessandra Gotuzo Seabra
Fernando Cézar Capovilha 
Elizeu Coutinho de Macedo 


Empregada por países classificados pela Unesco e OCDE como recordistas mundiais de competência de leitura e escrita, a Alfabetização Fônica é composta da articulação sistemática entre instruções metafonológicas e fônicas. O ensino metafonológico é feito por meio de atividades para desenvolver a consciência fonológica; o ensino fônico, por meio de atividades para ensinar correspondências entre grafemas e fonemas no alfabeto. Implementada no Brasil sob forma de livros como Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica (6ª ed.); Alfabetização: método fônico (5ª ed.), e Alfabetização fônica: construindo competências de leitura e escrita (2ª ed.), a Alfabetização Fônica teve sua eficácia amplamente demonstrada em dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior voltados à prevenção e ao tratamento de atrasos de leitura e escrita. Implementada agora sob forma de CD-Rom, a Alfabetização fônica computadorizada complementa o pacote, tornando ainda mais lúdica e eficaz a alfabetização, bem como a intervenção para prevenção e tratamento de problemas de leitura e escrita. O presente livro acompanha o CD-Rom Alfabetização fônica computadorizada e explica sua fundamentação teórica e as atividades que o compõem.

Manual : 80 páginas
Requisitos Mínimos: Pentium II 550MHz - 128MB de RAM - Kit Multimidia




* TEMOS TAMBÉM UM ÓTIMO DICIONÁRIO DE LIBRAS! 

NOVO
Deit- Libras 

Língua de Sinais Brasileira 
Volume 1: Sinais de A a H

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue 

 3ª Edição Revisada e Ampliada 


Esta é a 3ª edição revista e ampliada do Novo Deit-Libras, extensão e desdobramento do único e pioneiro Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras), livro ganhador do Prêmio Jabuti 2002 na categoria de Educação e Psicologia. Esta nova versão, revista, ampliada e atualizada conforme o novo acordo ortográfico, baseia-se no paradigma de linguística e neurociências cognitivas, que fomenta o engajamento compreensivo e a articulação de processamento pelos hemisférios esquerdo e direito, além do cerebelo. A 3ª edição contém léxico de sinais duas vezes maior que o do dicionário anterior, e diversas inovações, como a soletração digital dos verbetes, além de novo paradigma de Neurociência cognitiva para dicionarizar língua de sinais em substituição do velho paradigma. A obra também apresenta a classificação gramatical dos verbetes, descrição escrita da forma e do significado dos sinais, exemplos de uso e ilustrações gráficas dos verbetes. Os leitores ainda podem contar com a ajuda de um índice semântico que agrupa os verbetes em temas. A obra traz ainda uma série de capítulos que explicam detalhadamente o Novo Paradigma da Linguagem (oral, escrita e de sinais) baseado nas neurociências cognitivas, e demonstram a sua proficuidade em gerar instrumentos de avaliação válidos e precisos, e de intervenção educacional e clínica eficaz de forte impacto para a alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdo cegos. 


Fernando César Capovilla é Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pela UnB, Ph.D. em Psicologia Experimental pela Temple University of Philadelphia e Livre Docente em Neuropsicologia pelo Depto. Psicologia Clínica da USP. Professor Titular do IP-USP, consultor científico do CNPq, Fapesp, Capes, Faperj. Coordenador do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental. Autor laureado pela Câmara Brasileira do Livro na categoria Psicologia e Educação.

Walkiria Duarte Raphael é Mestre em Psicologia Experimental pelo IP-USP e Supervisora de Equipe de laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental do mesmo Instituto. Autora laureada pela Câmara Brasileira do Livro na categoria Psicologia e Educação.

Aline C. L. Maurício é psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pelo IP-USP, e pesquisadora do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental do IP-USP. Atualmente é professora do Centro Universitário UniSant´Anna.