Acordo Ortográfico: Livrarias se adaptam à mudança

Livrarias se adaptam à reforma ortográfica 

A reforma ortográfica não mudou somente a grafia de algumas palavras. Está afetandando também a comercialização de livros, principalmente de dicionários, gramáticas e cartilhas escolares. Por mais que tenho prazo até 2012 para ser adotada plenamente, muitas livrarias já se adaptaram à nova realidade, retirando as obras das prateleiras e substituindo por aquelas que possuem o selo do acordo ortográfico. 

''Nimguém mais vai querer comprar uma gramática que não esteja atualizada. Para nós isso é prejuizo por que compramos os livros e muitas editoras não irão aceitar devoluções'', comentou a proprietaria de uma livraria, Silvia Aparecida Bilobran. 



De acordo com ela, a procura por obras com nova ortografia aumentou na mesma proporção que caiu a venda dos livros antigos. "A procura é grande por que as pessoas querem se atualizar, principalmente os professores, estudiosos da língua portuguesa e universitários". 

Mas a atualização de conteúdo pode sair caro. Segundo Silvia, os lançamentos estão chegando com preço reajustado. Já no caso de obras literárias e até dicionários, a medida que o tempo passar, as obras antigas podem ser valorizadas. ''Viram peças de colecionador e daqui algum tempo verdadeiras raridades, por isso quanto mais o tempo passar, mais valor elas vão agregar". 

Entretanto, de imediato as livrarias não deverão fazer muitas mudanças, devido ao fato de as regras antigas continuarem valendo até 2012". '' Ainda é cedo para falar em perda de estoque. Vamos continuar adotando o mesmo ritmo de trabalho e fazendo s substituição gradativamente conforme chegaram às lojas os lançamentos jà com a nova ortografia", explicou a responsável pelo setor de vendas de uma livraria, Liridiane de Melo Fabrício. Na comercialização específica de dicionários, Liridiane explicou que a livraria fez parceria com uma editora através da qual os clientes que trouxerem um dicinjário antigo da editora ganharão 50% de desconto na compra de um dicionário novo. "Nossa intenção é facilitar a aquisição das obras novas com o preço mais em conta", revelou.

Segundo ela, a mudança na ortografia é significativa, o que deverá fazer com que as pessoas procurem atualizar seus conehcimentos antes de 2012, quando passará a valer exclusivamente o novo acordo ortográfico. "Não podemos esperar. As mudanças são poucas mas fazem bastente diferença", concluiu