Programação cultural é inaugurada em Brasília


Na véspera da abertura oficial dos jogos mundiais 2014, o Ministério da Cultura deu o pontapé inicial para as atividades culturais que acontecerão no período do Mundial de futebol. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve nesta quarta-feira (11) no Museu Nacional de Brasília para inaugurar o Espaço Cultura 2014, na capital federal. "Esse é um exemplo das várias opções que os turistas estrangeiros e os próprios brasileiros terão para conhecer a grande diversidade da Cultura do nosso país", afirmou.


Os Espaços Cultura serão locais temporários de divulgação cultural nas 12 cidades-sede que também terão telões para exibição dos projetos audiovisuais. "Os totens estarão em todas as cidades-sede com informações sobre manifestações culturais, os museus importantes em cada local e a variedade da gastronomia. As pessoas poderão conhecer o Brasil além do futebol, do carnaval e do samba", explicou a ministra ao falar sobre os painéis interativos que estão dispostos nos Espaços Cultura.

Sete das cidades-sede receberão ainda o programa Vitrines Culturais, com exposições e vendas de artesanatos de todo o país. Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre terão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.

Grande Dança Brasil


Brasília também sedia nesta noite a primeira apresentação da Grande Dança Brasil 2014, elaborada pelos coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur.Em formato de flash mob, serão realizados 48 eventos como este em todas as cidades-sedes. 

Concurso Cultura 2014


Além disso, apresentações promovidas pelo Ministério da Cultura mostrarão aos brasileiros e aos turistas estrangeiros atividades de música, teatro, circo, dança e literatura. O edital Concurso Cultura 2014 contratou 142 projetos culturais de todo país para realização de apresentações nas cidades-sede da Copa. 

Exposições


A ministra Marta Suplicy visitou a exposição Entrecopas, aberta nesta quarta-feira no Museu Nacional. Com curadoria de Wagner Barja, a mostra reúne obras produzidas em 1950 e em 2014 - anos em que o Brasil sediou a Copa do Mundo – com artistas como Cildo Meireles, Lygia Clark, Irmãos Campana, Zanine Caldas, Mario Cravo Neto, Daniel Senise e Maria Bonomi.

O projeto Vamos Jogar Bola! também já pode ser conferido pelo público de Brasília. A exposição foi idealizada pelo fotógrafo Beto Barata, que registrou de 2012 a 2014 imagens de toda a região do Distrito Federal de jovens participando de jogos amadores de futebol. Para a mostra foram selecionadas 43 imagens. O livro bilíngue, com 110 fotografias, textos e entrevistas de Clara Arreguy, também foi lançado na ocasião.