OS BAMBAMBÃS DAS LETRAS

Parte X


  • Literatura Infantil


Câmara na mão, o guarani no coração

Moacyr Scliar

Descobrindo os clássicos 

Editora Ática     




O Guarani, escrito por José Alencar, reeleito por Moacyr Scliar, conta a história de Tato e seus amigos. Tato, com 19 anos, já havia entrado numa faculdade. Com a chegada do seu aniversário, Tato já sabia o que queria ganhar: uma câmera filmadora. Quando ele abriu o seu presente, ficou impressionado, era muito melhor do que ele queria, nem sabia mexer direito.Quando sua irmã ver uma nota no jornal informando sobre um concurso para cineastas amadores. Que teriam que adaptar a obra "O Guarani"para o cinema. Tato, como era fascinado por cinema, chamou seus amigos, e logo eles aceitaram. Com o decorrer do tempo, para o filme precisava de um índio, para fazer o personagem Peri. Como o prazo já estava acabando, finalmente ele conseguiram chamar um garoto, que era descendente de índio, que ficou muito boas as cenas. E com muita dedicação, esforço e trabalho, Tato e seus amigos ficaram entre os três melhores. E a hora tão esperada para todos havia chegado, e anunciam no microfone: A melhor adaptação foi "Câmera na mão, O Guarani no Coração" foi a melhor adaptação! E todos, como havíamos esperando, ficaram todos muito felizes.


Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento

Editora Global

Marina Colasanti




O livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento reúne treze contos que, embora escritos em uma época marcada pela velocidade e pelo mundo virtual, traz à tona o encantamento dos contos de fada. No meio da noite de núpcias, o rei acordou...; Vencedor de tantas guerras, o guerreiro das Tendas de Ferro apossou-se daquele reino... Os personagens, criados por Marina Colasanti, habitam lugares distantes, vivem em outros tempos, porém buscam, como o homem de hoje, a liberdade, a justiça, o amor, o sonho, a própria identidade. As ilustrações em preto e branco, também da autora, dialogam com a magia dessas histórias. Histórias assim, como os tradicionais contos de fadas, são atemporais. Abrir espaço na sala de aula para esse tipo de narrativa é possibilitar, desde cedo, a compreensão de que nesse universo simbólico, no qual podemos encontrar muitas respostas para os eternos desejos e conflitos da humanidade.






O EXECUTANTE 
Do autor de Lobos e Idade da paixão

Coleção Negra 

Editora Record


Rubem Mauro Machado 
(Vencedor do prêmio jabuti em 1986)


O EXECUTANTE Rubem Mauro Machado Dedicada aos maiores escritores da literatura policial, a Coleção Negra lança mais um título nacional, O EXECUTANTE, onde o jornalista e escritor Rubem Mauro Machado conta três histórias fortes, cujos elementos básicos são sexo, ação e suspense - temperados com altas doses de humor e violência. As histórias são ambientadas no Rio de Janeiro. A primeira, A carícia da serpente, narras as peripécias de um repórter de polícia que investiga o atentado sofrido por um playboy, morador de Ipanema, e depara-se com a violência institucionalizada, produzida pelas autoridades e pelas classes dirigentes. Em Assassinato em Copacabana, uma professora universitária aparece misteriosamente assassinada em seu apartamento, revelando as nuances da violência do homem contra a mulher. A terceira história, Em O EXECUTANTE, Rubem Mauro confere a suas personagens uma densidade psicológica inspirada nas novelas de Simenon, mesclando ficção e realidade. Ele utiliza figurantes da vida real e cria personagens inspirados em pessoas comuns, que apesar de não aparentarem, são capazes de atitudes estarrecedoras. Afinal, de acordo com Freud - lembra o autor - todos nós, diariamente em nossa imaginação, cometemos pequenos ou grandes crimes. Rubem Mauro Machado, 58 anos, é jornalista, tradutor e escritor. Começou sua vida profissional no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, morou durante sete anos em São Paulo e desde 1974 vive no Rio de Janeiro. Trabalhou nos principais jornais cariocas, participou de diversas antologias de contos, inclusive no exterior, e tem oito livros de ficção publicados, entre eles Lobos (1997), romance em que, pelo cruzamento de vários planos narrativos, retrata a vida nos quartéis e nas redações durante os dias negros de um Brasil totalitário. Com A idade da paixão, Rubem Mauro recebeu o Prêmio Jabuti de melhor romance de 1986.





Diário de Classes 


Bartolomeu Campos de Queirós 


Editora Moderna


O nosso nome, aquele que nos identifica na hora da chamada... que causa muita confusão quando temos algum xará na classe... Ah, o nosso nome! Quanta coisa ele guarda, quantas ideias, quantos sonhos! Neste livro, o autor joga com as palavras, inventando ou descobrindo situações à medida que decompõe as letras dos nomes das pessoas.


Bartolomeu Campos de Queirós
Nascido em Minas Gerais, em 1944, Bartolomeu Campos de Queirós é autor de vários livros para crianças, de peças teatrais e de textos sobre arte-educação. Teve o seu primeiro livro, O peixe e o pássaro, publicado em 1974. Recebeu os mais significativos prêmios pelo seu trabalho literário. Por seus inúmeros títulos publicados, o autor é reconhecido, pela crítica especializada e pelas teses universitárias, como um dos grandes escritores brasileiros.





AUTO BUSÃO DO INFERNO


Descobrindo os clássicos 


Editora ática 

Álvaro Cardoso Gomes 


Sendo admitida no colégio São Gonçalo, mesmo em meio a professores frustrados com a profissão e tendo de encarar a indisciplina dos alunos, Lola encontra no 1º A e, em particular, no rebelde aluno Tato, uma oportunidade para colocar em prática seu idealismo, sua paixão pela literatura e sua crença na educação. Para tanto, resolve trabalhar com a peça teatral Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, em sala de aula. Os alunos, a princípio desinteressados, à medida que vão conhecendo a obra literária portuguesa e a professora, vão se encantando por ambas. Aliás, assim como Lola vai se envolvendo mais e mais com os alunos, a ponto de intervir numa encrenca em que Tato se meteu: fora pego fumando maconha no banheiro da escola. Lola consegue resolver a difícil situação e ainda chega à raiz dos problemas do adolescente: a difícil relação com os pais. Ao final da trama, após análise da obra portuguesa e a percepção, pelos alunos, da atualidade dos temas tratados por Gil Vicente e do quão interessante e envolvente a peça ainda é, Lola é presenteada por Tato e sua turma com uma adaptação do auto, uma paródia bem-humorada intitulada Auto do busão do inferno, em que criticam tipos sociais do nosso tempo.





Nômade 


Editora Autores Associados 

Ilustrações de Renato Alarcão

Carlos Orsi Martinho 


E se o mundo que você conhece, de repente, parasse de funcionar? Tudo se tornasse estranho, imprevisível? Essa é a situação em que um grupo de jovens tripulantes da nave espacial Nômade se vê lançado durante uma aventura que deveria ser perfeitamente segura - um faz de conta elaborado para prepará- los para o destino final de sua longa viagem pelo espaço. De uma hora para outra, a linha entre simulação e realidade se quebra, e o que era brincadeira se converte em algo terrivelmente sério. Ou será essa apenas mais uma camada do jogo? Para Peleu, Helena e seus amigos, a resposta só aparecerá depois de uma jornada que os forçará a conhecer seu mundo, sua nave, de uma forma muito mais profunda do que jamais haviam imaginado.





Tainá 2

A Aventura Continua


Cláudia Levay


Editora Planeta Jovem


Órfã, Tainá é uma indiazinha de oito anos que vive às margens do Rio Negro, na Amazônia, com seu avô, o velho e sábio Tigê. Tendo-o também como mestre, Tainá aprende as lendas e histórias de seu povo e, aos poucos, incorpora as qualidades de uma guerreira, que não mede esforços para proteger a floresta e os animais. Em 'Tainá - a aventura continua', ela assume o papel de mestre. Catiti, uma índia pequenina, quer ser como Tainá. Mas além de querer se tornar uma guerreira, ela deseja um xerimbabo, ou seja, um "amigo bicho". Todos na floresta têm um animal de estimação; não um cachorro ou um hamster, mas um filhotinho de capivara ou um bicho-preguiça. Catiti era a única que não tinha xerimbabo. E ficava muito triste por isso. Nessa nova missão de Tainá, agora com sua ajudante Catiti, tem-se a prova de que nenhum sonho é impossível, desde que a gente lute por ele.





O Tesouro das Virtudes para Crianças 

Editora Nova Fronteira 

Ana Maria Machado

Thais Quintella de Linhares 



Nada como uma Coletânea de textos sobre as virtudes. Tem feito muito sucesso e os editores tiveram a idéia de organizar um volume todo nosso, bem brasileiro – e ao alcance das crianças. Reunindo muito aos clássicos, partindo de alguns daqueles textos que viviam pelas antologias escolares, mas também textos contemporâneos, e alguns contos populares tradicionais, daqueles que fazem parte de nossa cultura oral.

Nesta coletânea de textos sobre a virtude estão, entre outros, Deus! (Casimiro de Abreu); O pássaro cativo (Olavo Bilac); O bicho (Manuel Bandeira); Beto, o carneiro (Ana Maria Machado); Círculo vicioso (Machado de Assis); Plebiscito (Artur Azevedo); Da bandeira da Inconfidência (Cecília Meireles).





1808 
Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil

Edição Juvenil Ilustrada 

Laurentino Gomes

Editora Planeta Jovem 

Após lançar o livro 1808, um verdadeiro fenômeno que há mais de 20 semanas reina de modo absoluto na lista de livros mais vendidos no país, o jornalista Laurentino Gomes vai além e agora traz aos jovens leitores a chance de embarcarem, como muitos adultos já fizeram, na viagem rumo ao começo do século XIX. Assim, eles poderão entender o Brasil de duzentos anos atrás, e a importância dele para a nação que somos hoje. 
Com as ilustrações da consagrada artista plástica Rita Bromberg Brugger, o livro, que já é convidativo em sua versão original, torna-se irresistível. Ao contrário da jornada perigosa e incômoda que a família real portuguesa teve de encarar em sua fuga para o Brasil através do Oceano Atlântico, esta viagem literária por um dos mais importantes episódios da história do Brasil e de Portugal promete ser muito agradável e prazerosa.
Um verdadeiro cruzeiro de luxo. Sem a ameaça de tempestades, infestações de piolhos ou ataques de piratas. E, o que é ainda melhor, sem nem mesmo precisar sair do lugar.





Dom Quixote das crianças 

Editora Globo

Monteiro Lobato

Ilustrações 
Camilo Riani 


Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote e Sancho Pança, seu gorducho escudeiro? Adaptado por Monteiro Lobato, este livro traz as aventuras do cavaleiro que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias. A história do fidalgo espanhol, escrita por Miguel de Cervantes, há mais de quatrocentos anos, continua emocionante como sempre. E aqui, recontada por Dona Benta, fica ainda mais saborosa.




* ATENÇÃO GALERA!!! Esse livro é do autor Antoine de Saint - Exupéry, um dos melhores livros de Literatura Infantil de todos os tempos já escritos, como vocês podem perceber, ele não é uma autor brasileiro, mas seria um falta de educação não expor ele aqui dentre nossos livros de Literatura Infantil da Livraria Paço da Luz. 


O Pequeno Príncipe

Com aquarelas do autor

AGIR



O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo