Parte XIX
- Filosofia
Editora brasiliense
A ética em pesquisa é um novo campo do conhecimento na interface de diferentes saberes. O objetivo é aproximar ciência e ética, garantindo que erros do passado não mais se repitam. Logo após a Segunda Guerra Mundial, a ética em pesquisa foi considerada uma questão exclusiva de estudos médicos, mas hoje é uma afirmação da cultura dos direitos humanos na prática da pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento. No Brasil, o sistema de revisão ética já tem mais de dez anos de existência e conta com quase seiscentos comitês de ética em pesquisa. Este livro apresenta o debate internacional e descreve as características do modelo brasileiro de revisão ética.
Aplicando MAQUIAVEL no DIA a DIA
Fernando César Gregório
Editora Madras
A partir dos princípios de Maquiavel na secular obra O Príncipe, Fernando César Gregório buscou a essência da mensagem transmitida na Antiguidade para mostrar-nos que ela é válida para os tempos modernos. Como uma das figuras mais polêmicas da História, Maquiavel foi também um dos mais originais pensadores do Renascimento, que escreveu como um príncipe deveria agir para conquistar e, depois, manter um Estado. Os mesmos conselhos dados por Maquiavel em sua época se prestam para que as pessoas da atualidade conquistem e mantenham seu Estado, que pode estar representado por seu patrimônio, sua reputação, sua família, seu emprego ou cargo, por sua empresa, enfim, por tudo aquilo que há de valor na vida de cada um.
Esta é uma obra que pode ser lida tanto por iniciantes como por aqueles que já conquistaram o seu Estado, ou seja, por todos que não podem fugir das lides do real cotidiano, que precisam arregaçar as mangas e enfrentar a luta efetiva do dia-a-dia.
Autor: Fernando César Gregório possui formação acadêmica em Engenharia e Direito.
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
Editora Vozes
Edvino A. Rabuske
Esta obra tem a tarefa de responder à pergunta: O que é o homem? Suas teses centrais têm raízes na filosofia clássica e no pensamento cristão e sua elaboração leva em conta a situação espiritual de hoje. O autor procura desenvolver um diálogo clarividente com os principais ramos das ciências humanas: antropologia cultural, psicologia, sociologia e história.

e didática da educação profissional
Ronaldo M. de Lima Araujo
Doriedson S. Rodrigues
Autores Associados
"[...] A ênfase das análises aqui expostas no vínculo da educação profissional com a luta de classes e com o resgate da práxis como horizonte de superação das relações sociais e educativas capitalistas, de forma simples e original, indica que é possível uma concepção de educação profissional antagônica à visão unidimensional e instrumental mercantil. Isto implica, todavia, a contraposição entre a ação concreta e o didatismo ou pragmatismo do adestrar para o "saber fazer", uma didática centrada na concepção e construção dialéticas do conhecimento, em que se articulam trabalho (produção da vida), cultura e ciência. [...] Uma obra, portanto, de amplo interesse não apenas aos profissionais da educação básica e técnico-profissional, esta atualmente em ampla expansão no Brasil, mas também aos docentes de graduação e pós-graduação na formação de quadros com vínculo orgânico com as lutas dos movimentos sociais e do conjunto da classe trabalhadora por sua emancipação humana." Gaudêncio Frigotto
.

Teoria e prática para o ensino médio
Autores Associados
Lidia Maria Rodrigo
Esta obra apresenta uma alternativa de trabalho direcionada aos professores de filosofia no ensino médio, sendo útil também, como referência bibliográfica, à didática da filosofia nos cursos de licenciatura em filosofia.
Parte da realidade da escola secundária na atualidade, suas deficiências educativas e culturais, e visa inserir o ensino de filosofia num projeto de democratização do saber, formulando mediações pedagógicas que tornem o saber filosófico acessível ao aluno de nível médio. Nessa perspectiva, propõe estratégias didáticas que facilitem a superação da distância existente entre as exigências do saber filosófico e as deficiências educacionais de boa parte dos estudantes, especialmente aqueles oriundos de segmentos sociais menos favorecidos e que frequentam escolas públicas.
FILOSOFIA E PEDAGOGIA
Aspectos Históricos e temáticos
Cláudio A. Dalbosco
Edson. A. Casagranda
Eldon. A. H. Mühl
Autores Associados
Este livro aborda as aproximações e os distanciamentos entre filosofia e educação, que hoje ganham um grau de complexidade cada vez maior. O desafio da educação não é tarefa exclusiva de professores e alunos. Por isso, impõe-se, mais que nunca, a necessidade de que todos os envolvidos com a educação sejam desafiados a refletir sobre educação atual e a procurar entender suas tendências e perspectivas. Afinal, a educação e o filosofar identificam-se na medida em que ambos se esclarecem, autojustificam, pensam o próprio pensamento e a própria ação.
Filosofia e Circunstâncias
Editora Civilização Brasileira
Adolfo Sánchez Vázquez
Um dos mais respeitados filósofos da atualidade, Adolfo Sanchez Vázquez comprova em FILOSOFIA E CIRCUNSTÂNCIAS a importância vital da filosofia. FILOSOFIA E CIRCUNSTÂNCIAS é uma coletânea de textos publicados em jornais e em livros, já esgotados, escritos nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Uma grande diversidade de temas e abordagens está reunida na obra, como a história humana aos olhos da filosofia, filósofos de língua espanhola e a prática da filosofia no mundo atual. O livro é dividido em cinco partes: Da filosofia, composta por textos nos quais a principal preocupação é a filosofia e seus meandros, como fazer e usar a filosofia, sua relação com ideologia, sociedade e história; Filosofia e práxis, na qual o autor explicita sua posição filosófica, analisa o conceito de revolução filosófica e as mudanças ocorridas no mundo da filosofia a partir do pensamento de Kant; Alguns temas, trata de temas relacionados com a finalidade e a causalidade, a estrutura na história real e a identidade como mito e realidade; a quarta parte, Da filosofia de nosso tempo, discute alguns problemas da prática filosófica como o debate modernidade/ pós-modernidade e as ameaças atuais à razão; enfim, em De filósofos próximos, o autor traça uma breve biografia de oito filósofos espanhóis, Joaquín Xirau, Manuel Sacristán, Carlos Pereyra, Leopoldo Zea, Eli de Gortari, Eduardo Nicol, Juliana González e Alejandro Rossi. Ao longo de todo o livro, o filósofo tem uma clara preocupação em fazer da filosofia não tanto um saber rigoroso quanto vital. Adolfo Sánchez Vázquez apresenta como epílogo de FILOSOFIA E CIRCUNSTÂNCIAS um texto destinado justamente a revelar como o filosofar se entretece com a própria vida, ao colocá-lo a serviço de um projeto de transformação de um mundo que, por ser injusto, não deve ser aceito. FILOSOFIA E CIRCUNSTÂNCIAS é um compêndio para quem deseja saber mais sobre as questões suscitadas pela filosofia contemporânea, como ela atinge a vida de cada pessoa e como poderá ser colocada a serviço de um projeto de transformação do mundo. Adolfo Sánchez Vázquez, nascido em Cádiz, Espanha, em 1915, estudou filosofia e letras na Universidade Central de Madri. Ao terminar a guerra civil, em 1938, exilou-se no México, onde prosseguiu os estudos e doutorou-se em filosofia em 1966. É catedrático de Estética e Filosofia Política na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades mexicanas de Puebla e Nuevo León, e as espanholas de Cádiz e UNED. É autor, entre outros títulos, de Ética, Convite à estética, Entre a realidade e a utopia, Filosofia da práxis, As idéias estéticas de Marx e Ciência e revolução.
Antônio GRAMSCI
Cadernos do Cárcere
Carlos Nelson Coutinho
Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques
Editora Civilização Brasileira
Este primeiro volume de Cadernos do cárcere é dividido em duas partes. Na primeira está 'Introdução ao estudo da filosofia', que traz o Caderno 11 e os Cadernos Miscelâneas, discutindo principalmente temas 'filosóficos' e, em particular, a 'filosofia da práxis'. A segunda parte deste primeiro volume é 'A filosofia de Benedetto Croce' que traz notas sistemáticas sobre 'a filosofia de Benedetto Croce', designação que lhe serve de título geral, como também um bom número de apontamentos esparsos sobre teoria econômica (com títulos como 'Breves notas de economia', 'Pontos de meditação para o estudo da economia' etc.), entre outros tópicos.
CITAÇÕES e PENSAMENTOS
Paulo Neves da Silva
Editora Leya
Friedric
NIETZSCHE
Mestre do aforismo, por esta ser assumidamente a sua forma de expor o pensamento, é um filósofo de ideias fortes – tal como ele mesmo gostava de as classificar – e plenas de lucidez. Crítico da mediocridade da moral e dos costumes; sempre atual; “desmascarador” de preconceitos, ilusões, valores e de grandes e pequenas “verdades”, Nietzsche é fonte de inspiração para todos aqueles dispostos a abandonar o senso comum e as ideias preconcebidas.
CRÍTICA AO FETICHISMO DA INDIVIDUALIDADE
Newton Duarte
Editora Autores Associados
2ª Edição
O fetichismo da individualidade produz a ilusão de que cada ser humano é resultado de processos espontâneos incontroláveis, aos quais as pessoas têm de se submeter. Fazendo a crítica a essa fenômeno alienante, os autores reunidos neste livro defendem a tese de que a individualidade resulta da atividade humana de produção, reprodução e transformação da cultura material e intelectual. Uma das implicações dessa tese é a de que a educação pode e deve ter um papel decisivo na constituição da individualidade de cada ser humano. Iniciando com um texto de Dermeval Saviani sobre a perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade e concluindo com um texto no qual Newton Duarte faz a crítica à concepção pós-moderna de indivíduo e apresenta um esboço da perspectiva marxista da individualidade livre e universal, estre livro reúne textos provocativos sobre temas que afetam a sociedade e a educação contemporâneas, tais como: a estreiteza da concepção de formação humana na "pedagogia da infância"; a imagem idealizada da família - imagem esta alimentada por educadores e psicólogos diante da crescente barbárie social; as invenções ideológicas nas teorias sobre a linguagem e as contradições na gênese histórica da psicologia.
TOMISMO NO BRASIL
Editora Paulus
Coleção FILOSOFIA
Fernando Arruda Campos
O presente estudo sobre a filosofia tomista no Brasil ajudará aos que buscam um conhecimento da trajetória dos estudos filosóficos orientados pelo tomismo no Brasil. Trata-se de uma trabalhosa pesquisa de tudo o que se realizou entre nós. Remonta até a época do Brasil-Colônia e acompanha, nas fases posteriores da sociedade brasileira, as várias manifestações dos estudos filosóficos. O estudo inclui também uma indicação da contribuição dos meios católicos para a difusão do pensamento filosófico cristão relacionado com a atual realidade brasileira, por meio da criação das Faculdades de Filosofia e Universidades Católicas.
* ATENÇÃO!!! Como destaque na área de Filosofia, nós vamos ter esse manual de filosofia de uma das maiores filosofas brasileira, Marilena Chaui.
Um exuberante exercício do pensamento que fomenta a reflexão crítica e amplia os horizontes do leitor. - O livro discute os grandes temas da Filosofia, como Razão, Verdade, Conhecimento, Ciência, Ética, Política, Arte, Religião, Metafísica. - A autora contempla questões relacionadas à cidadania, à democracia, aos direitos humanos, às novas tecnologias e às posturas éticas de seu tempo. - Mais de 1 000 questões com respostas no Manual do Professor possibilitam uma revisão eficiente de cada capítulo. - O novo projeto gráfico é leve e agradável, com glossário e minibiografias laterais.
Marilena Chaui é professora de Filosofia na Universidade de São Paulo e uma das mais prestigiadas intelectuais brasileiras, com presença atuante no debate político nacional e na construção de democracia no Brasil. São frequentes os seus artigos na imprensa, bem como sua participação em congressos, conferências e cursos, no país e no exterior. Em 2003, recebeu o título de doutora honoris causa da Universidade de Paris. É autora de A nervura do real; Introdução á história da Filosofia; Cultura e democracia; Da realidade sem mistérios as mistério do mundo; Repressão sexual, essa nossa (des)conhecida; Conformismo e resistência: notas sobre cultura popular; Brasil - Mito Fundador e sociedade autoritária e O que é ideologia, entre outros livros.