A Biblioteconomia de Luto

A Fundação Biblioteca Nacional e todos os seus colaboradores externam pesar pelo falecimento, aos 92 anos, do Professor Edson Nery da Fonseca no último dia 22.

Nascido em 1921, Edson Nery da Fonseca, aos vinte e cinco anos, vem para o Rio de janeiro onde vem a cursar Biblioteconomia, na Biblioteca Nacional, motivado por sua nomeação para a Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura Municipal do Recife. Ali, em 1946, funda o 1° curso de Biblioteconomia do Nordeste, que dirige até 1951.

Em 1954, novamente no Rio de Janeiro, chefia a Biblioteca Demonstrativa Castro Alves. Entre os anos de 1956 e 1960 preside a Associação Brasileira de Bibliotecários. Autor de inúmeras obras, com destaque para a Biblioteconomia, Nery da Fonseca aposentou-se em 1991 aos 70 anos como professor da UnB, instituição na qual recebeu o título de Professor Emérito.

Em 2011, recebeu o Título do Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco.

O Professor Edson Nery da Fonseca além do exemplo na luta pela importância da Biblioteconomia e da preservação da memória nacional, deixa um legado de inúmeras obras, dentre as quais, o destaque para os livros "Introdução a Biblioteconomia" e "Gilberto Freire de A a Z".